Autor: Maria Fernanda Violatti (Analista de Fundos Imobiliários e Fundos Listados)
08/05/2023 17:10:45 • Atualizado em 08/05/2023 17:10:47
O Fundo de Investimento Imobiliário Vila Olímpia Corporate (VLOL11) informou a suspensão das negociações a partir do pregão do dia 27 de abril de 2023. A interrupção da negociação de suas cotas ocorreu devido a sua aquisição do único ativo do VLOL11 por outro fundo imobiliário, o PVBI11 — VBI Prime Properties.
Com isso, o fundo deixou de ser negociado na B3, que impacta diretamente os investidores com VLOL11 entre os seus investimentos.
O que acontecerá com quem tinha VLOL11 na carteira de investimentos:
Em data ainda a ser definida, a Administradora do fundo divulgará um “comunicado ao mercado” informando liquidação referente as cotas do Fundo, que será realizado mediante a entrega de
- valor financeiro;
- e cotas do Fundo de Investimento Imobiliário – VBI Prime Properties, sob o ticker PVBI11, em proporção ainda a ser definida. As datas de recebimento dos valores financeiros e das cotas do PVBI11, bem como suas quantidades e valores, serão informados futuramente via “comunicado ao mercado”.
Isso quer dizer que com o encerramento do fundo, o cotista atual do VLOL11 receberá parte em valor financeiro e também uma participação do PVBI11. Os valores referente à proporção da liquidação serão informados pelo administrador do fundo uma vez que o processo estiver em fase de conclusão.
Próximos Passos para quem possui cotas do VLOL11
Os cotistas do fundo VLOL11 devem informar o seu respectivo “preço médio” de aquisição das cotas por meio do preenchimento da “declaração de preço médio”, cujo modelo encontra-se anexo ao comunicado disponível nesse link, até o dia 10/05/2023.
Isso é necessário para fins de apuração do Imposto de Renda a ser retido na fonte pela Administradora sobre eventual ganho de capital auferido no resgate final de liquidação do Fundo.
Assim, o investidor deverá calcular o custo médio somando o valor pago por todas as cotas que possui, dividindo pela quantidade total de cotas que possui.
Se o cotista não enviar a Declaração (ou enviar incorretamente), o preço ou custo de aquisição de suas cotas será considerado como equivalente à menor cotação histórica das cotas em mercado de bolsa, ou seja, o valor de R$ 51,43 por cota.
Por fim, ao final do preenchimento da Declaração, os cotistas deverão encaminhá-la, devidamente assinada, para o endereço eletrônico da Administradora, incluindo no assunto do e-mail “VLOL11 – Apuração do Custo Médio”, bem como anexar seus respectivos documentos de identificação no formato PDF.
Confira também nosso artigo sobre Óleo e Gás | A saga do imposto sobre os combustíveis
Fonte: conteudos.xpi
0 Comments