Autor: Camilla Dolle (Head de Renda Fixa), Pietro Consolaro (Analista de Renda Fixa).

19/04/2022 00:08:22 • Atualizado em 19/04/2022 08:28:31

26 de abril de 2022

As taxas do Tesouro Direto tiveram movimento intenso de alta, influenciado pelas consecutivas revisões de expectativas de inflação para cima motivadas principalmente pelo cenário desafiador de cadeia produtiva e logística, políticas restritivas com o Covid-19 na China, depreciação do câmbio e elevação nos preços das commodities. Apesar da intervenção para conter a forte alta do dólar pelo Banco Central, não foi o suficiente para a cotação da moeda alcançar o patamar de R$ 5,00 novamente.

A elevação nas taxa negociadas no Tesouro Direto impactam negativamente os preços dos títulos investidos.

 

Informações coletadas às 15h19, última disponibilização do dia pelo Tesouro Direto. É possível que tenha ocorrido novos movimentos de alta ou baixa até o fechamento da plataforma, às 18h.

Dúvidas sobre Tesouro Direto

Visualizou as taxas de tesouro direto e surgiu alguma dúvida sobre o assunto? Veja abaixo se podemos te ajudar:

1. O que é Tesouro Direto?

Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional e da B3, criado em 2002 pelo Tesouro Nacional, a fim de compartilhar a negociação de títulos públicos federais de forma simples, rápida e online para investidores pessoa física.

2. Qual o horário de funcionamento para resgates?

O horário de funcionamento para investimento e resgate é de segunda a sexta das 9h30 às 18h, com os preços e taxas operados no momento da transação.

No entanto, há algumas características sobre esse horário. São elas:

  • 18h às 5h – finais de semana e feriado: investimento e resgate executados com os preços de abertura do dia útil seguinte
  • 5h às 9:30 – sistema em manutenção

Atualmente, é possível agendar antecipadamente a data em que deseja resgatar os seus títulos.

3. Taxas e Tributação

As taxas do Tesouro Direto são:

  • Taxa de custódia: é cobrada uma taxa fixa de 0,20% ao ano sobre o valor dos títulos, em duas parcelas (janeiro e julho). E este valor é referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos.
  • Taxas de Corretagem: cobrado por corretoras, portanto, é mutável.

As tributações são as seguintes:

  • IOF: cobrado somente em prazo menor a 30 dias. Essa taxa segue uma tabela regressiva, então isso significa que o valor cai ao longo dos dias.
  • IR: O Imposto de Renda é obrigatório e a alíquota varia de acordo com o prazo de investimento, sendo também regressiva (quanto mais tempo de investimento, menor a alíquota).

Gostou? Tem alguma sugestão? Não deixe de avaliar e deixar seus comentários!

Confira também nosso artigo sobre Previdência ou Tesouro Direto? Descubra o investimento mais indicado para a sua aposentadoria.

 

 

Fonte: conteudos.xpi


0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *