Autor: Danniela Eiger, CFA (Head de Varejo e Co-Head de Equity Research), Gustavo Senday (Analista de Varejo) e Thiago Suedt (Analista de Varejo).

23/01/2023 21:51:24 • Atualizado em 23/01/2023 21:51:26

Life como o principal motor de crescimento; Guidance das estimativas da Life são revisados para cima

A Vivara (VIVA3) fez seu Investor Day essa tarde (23/01), com seu time de executivos apresentando o plano estratégico da empresa para os próximos 60 anos, suportado pela força da sua marca, indústria e posicionamento no varejo. As principais mensagens tiradas do evento foram: (i) a Life é a principal alavanca de crescimento orgânico, com os resultados das lojas surpreendendo positivamente; (ii) a empresa pode aumentar seu mercado endereçável através da entrada em novos posicionamentos de mercado; geografias e/ou categorias; e (iii) os resultados de curto prazo permanecem sólidos. Nós reiteramos nossa recomendação de Compra (preço alvo de R$31,0 por ação) uma vez que a VIVA deve continuar a entregar resultados sólidos enquanto conta com fortes vantagens competitivas, como a força da marca, verticalização e escala.

Expansão orgânica da Life é a principal avenida de crescimento da companhia

A empresa deve abrir entre 55 a 60 lojas em 2023 (com foco na Life), com potencial de se equiparar ou até superar o número de lojas da marca Vivara (243 lojas) no longo prazo. Embora a companhia tenha uma participação de mercado de aproximadamente 16% no mercado formal de joias no Brasil, a marca Life tem apenas ~5% desse total, enquanto os seus principais concorrentes estão ficando para trás em termos de tamanho, saúde financeira e/ou poder de marca.

Ajustando as estimativas da Life para cima

Para abordar uma das principais preocupações dos investidores, a empresa deu um pouco mais de detalhes dos resultados das lojas da marca Vivara e Life após a abertura de uma loja Life no mesmo shopping. A conclusão é que, embora a participação de produtos Life vendidos na loja da Vivara diminua, isso é mais do que compensado pelo faturamento da loja Life que foi aberta, enquanto as vendas da categoria de joias dentro da loja da Vivara acabam sendo positivamente impactados pelo desenvolvimento de um sortimento mais amplo de produtos em ouro. Vale destacar que o desempenho da Life tem surpreendido para cima, com a empresa revisando para cima as expectativas de uma loja madura para R$ 5,1 milhões (+28%), margem EBITDA da loja em 43% (+4,5p.p.) e ROIC em 54% (+14,4p.p.).

Novas avenidas de crescimento além do core

Vivara pode abrir novas avenidas de crescimento ao expandir seu (i) posicionamento de mercado (entrando em alta e/ou baixa renda), (ii) posicionamento geográfico; e (iii) portfolio através da entrada em outras categorias de acessórios pessoais.

Digital como uma alavanca de eficiência

Adriano Tavolassi, Head de Digital da Vivara, trouxe diversas iniciativas que extrapolam o e-commerce da marca e alavancam áreas estratégicas, como cadeia de suprimentos, marketing e operação da loja.

Curto prazo permanece sólido

De acordo com o Otávio Lyra, CFO da Vivara, os resultados da companhia seguem sólidos, com indicações positivas no começo do ano. Em relação a 2023, a expansão da Life deve ser a principal alavanca de crescimento de receita (+15-20% A/A) e expansão de margem bruta, o que deve mitigar a pressão de despesas operacionais decorrente da expansão.

 

Confira também nosso artigo sobre O que os dados do varejo de novembro/22 querem dizer para as ações do setor.

Fonte: conteudos.xpi


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