Autor: Camilla Dolle (Head de Renda Fixa), Mayara Rodrigues (Analista de Renda Fixa) e Natalia Moura (Analista de Renda Fixa).

04/01/2023 19:31:55 • Atualizado em 04/01/2023 19:35:13

04 de janeiro de 2023: O que aconteceu hoje?
As taxas do Tesouro Direto seguiram a pressão de alta, diante das incertezas da política fiscal a ser adotada pelo novo governo. Contudo, uma correção na comunicação na Esplanada dos Ministérios fez com que as taxas tivessem altas mais moderadas no pregão de hoje.
O mercado aparou os excessos depois do desmentido do ministro da Casa Civil, Rui Costa, de que o novo governo vai rever a reforma da Previdência de 2019, de declarações menos intervencionistas na Petrobras por parte do presidente indicado à companhia, Jean Paul Prates, e da notícia de reunião ministerial na sexta-feira.

Informações coletadas às 15h25, última disponibilização do dia pelo Tesouro Direto É possível que tenha ocorrido novos movimentos de alta ou baixa até o fechamento da plataforma, às 18h.

Dúvidas sobre Tesouro Direto

Visualizou as taxas de tesouro direto e surgiu alguma dúvida sobre o assunto? Veja abaixo se podemos te ajudar:

1. O que é Tesouro Direto?

Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional e da B3, criado em 2002 pelo Tesouro Nacional, a fim de compartilhar a negociação de títulos públicos federais de forma simples, rápida e online para investidores pessoa física.

2. Qual o horário de funcionamento para resgates no Tesouro Direto?

O horário de funcionamento para investimento e resgate do Tesouro Direto é de segunda a sexta das 9h30 às 18h, com os preços e taxas operados no momento da transação.

No entanto, há algumas características sobre esse horário. São elas:

  • 18h às 5h – finais de semana e feriado: investimento e resgate executados com os preços de abertura do dia útil seguinte
  • 5h às 9:30 – sistema em manutenção

Atualmente, é possível agendar antecipadamente a data em que deseja resgatar os seus títulos.

3. Taxas e Tributação do Tesouro Direto

As taxas do Tesouro Direto são:

  • Taxa de custódia: é cobrada uma taxa fixa de 0,20% ao ano sobre o valor dos títulos, em duas parcelas (janeiro e julho). E este valor é referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos.
  • Taxas de Corretagem: cobrado por corretoras, portanto, é mutável. Na XP, essa taxa é zero.

As tributações são as seguintes:

  • IOF: cobrado somente em prazo menor a 30 dias. Essa taxa segue uma tabela regressiva, então isso significa que o valor cai ao longo dos dias.
  • IR: O Imposto de Renda é obrigatório e a alíquota varia de acordo com o prazo de investimento, sendo também regressiva (quanto mais tempo de investimento, menor a alíquota).

Confira também nosso artigo sobre Atravessando fronteiras na renda fixa: saiba o que são bonds

Fonte: conteudos.xpi


0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *