Autor: Leonardo Pinto (Editor-Assistente | Jornalista)

14/01/2021 16:38:51 • Atualizado em 07/07/2021 15:07:14

Ações: os custos que você precisa saber antes de investir

Tanto se fala na bolsa de valores hoje em dia, mas pouco se comenta sobre os custos ao investir em renda variável, mais especificamente em ações. É preciso prestar atenção nas taxas cobradas e nos impostos que estão no pacote para, no fim, avaliar se vale realmente a pena investir.

As taxas são cobradas pela corretora que você investe e pela B3, a Bolsa oficial do Brasil. Saber esses custos ajudará você a ter na ponta do lápis e um checklist para entender, de fato, o seu investimento e, também, se essas cobranças afetarão muito a rentabilidade da aplicação. Veja abaixo os principais custos:

Taxa de corretagem

Variando de corretora para corretora, essa taxa de corretagem é cobrada sempre que você faz uma compra ou venda de ações na Bolsa de Valores. De forma geral, quanto maior for o valor investido, menor será o impacto da taxa de corretagem no investimento.

Imposto sobre serviço (ISS)

O ISS (Imposto Sobre Serviço) incide sobre a taxa de corretagem com alíquota de 9,65% sobre o valor da corretagem.

Taxa de Custódia

Quando a corretora armazena as ações que você investiu, ela pode cobrar a chamada taxa de custódia por causa desse serviço. No entanto, por exemplo, na XP essa taxa é inexistente.

Emolumentos e taxa de liquidação

Os emolumentos e a taxa de liquidação são cobranças feitas pela B3 por cada transação feita na Bolsa. O valor varia conforme o tipo de operação (tradicional, day trade, swing trade), tipo de investidor (pessoa física, institucional e clube de investimentos) e o valor investido.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda sobre o investimento em ações funciona da seguinte maneira: se você vender ações e o valor não ultrapassar R$ 20 mil, neste caso será isento. Se ultrapassar R$ 20 mil será preciso pagar 15% sobre o lucro líquido até o último dia útil do mês seguinte.

Já o imposto de renda para operações de Day Trade, quando se compra e vende ações no mesmo dia, não há isenção. A taxa cobrada é de 20% de Imposto de Renda sobre o lucro.

Abra sua conta na XP de forma gratuita e rápida. E, assim, antes de começar a investir, saiba de fato qual é o seu perfil de investidor e consulte nossos assessores de investimentos em caso de dúvidas sobre os produtos disponíveis para aplicação.

Portanto, abra uma conta na XP Investimentos que nós ajudamos você a chegar mais perto da independência financeira.

Fonte: XP Investimentos


0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *